20/02/2017

Londres | Inglaterra : a ciência de um museu de eleição!


O Science Museum é um dos museus de Exhibition Road, South Kensington, Londres. Fundado em 1857, é hoje uma das principais atracções turísticas da cidade, com cerca de 2,7 milhões de visitantes anuais.

Vista de uma das  galerias mais espetaculares do museu, com inúmeros objectos expostos, alguns de grandes dimensões.


O Museu da Ciência detém uma coleção de mais de 300 mil itens, incluíndo as famosas locomotivas Rocket e Puffing Billy, o primeiro motor a jato, uma reconstrução do modelo de DNA de Francis Crick e James Watson, alguns dos primeiros motores a vapor remanescentes, um exemplo de trabalho da máquina diferencial de Charles Babbage, o primeiro protótipo do relógio long now, o relógio de dez mil anos, e documentação da primeira máquina de escrever.

Contudo, as áreas do museu onde mais vibrei foram logicamente as da engenharia (com divertidos jogos interactivos e experiências digitais), da aviação (com inúmeros exemplares civis e militares), da computação e era da informação (onde se evidencia como as nossas vidas têm sido transformadas pelas tecnologias da informação e comunicação ao longo dos últimos 200 anos).

É aqui que se encontra, por exemplo, o servidor fundamental da primeira geração do motor de busca da Google que incluía finas placas de cortiça portuguesa para isolamento térmico. Ao lado, um terminal Alcatel Minitel, autêntica fonte de orgulho nacional francês, por ter sido dos primeiros computadores a oferecer salas de conversação, sistema reservas e compras online. Destaco ainda os computadores Apple Lisa de 1983 e Macintoch de 1984 (modelo pré-produção), que incluía o inovador interface WIMP (windows, icons, menus, pointer).


Terceiro andar
- Engineer Your Future
- Flight
- Fly Zone

- Wonderlab: The Statoil Gallery

Segundo andar
- Atmosphere
- The Colockmaers' Museum
- Energy
- Information Age
- Journeys Through Medicine
- Mathematics: The Winton Gallery

Primeiro andar
- Challenge of Materials
- Who Am I?
- Temporary exhinitions

Piso térreo
- Discovery Motion: Legend of Apollo
- Antenna – What's New in Science?
- Energy Hall
- Exploring Space
- IMAX 3D Cinema
- James Watt and Our World
- Making the Modern World 
- Pattern Pod
- Temporary exhinitions

Subsolo
- Basement Studio
- The Garden
- The Secret Life of the Home


Dicas:

- Entre no espírito científico e faça experimentações...são inúmeras as possibilidades que o museu oferece aos visitantes, nas mais diversas áreas do conhecimento, para os mais novos e para os mais graúdos.
- Vá com tempo... o museu é enorme e motivos de interesse não faltam!
- À semelhança de outros museus nacionais com financiamento público no Reino Unido, o Science Museum não cobra entradas (mas os visitantes são convidados a oferecer donativos), excepto em algumas exposições temporárias, no cinema IMAX 3D e nos simuladores.
- Mais informações para preparar a sua visita: www.sciencemuseum.org.uk.

0 comentários :