07/02/2017

Alcalá de Henares | Espanha : a primeira cidade universitária da idade moderna


Fachada do Colégio Mayor de San Ildefonso, onde cada pormenor conta uma estória


Universidade de Alcalá - Colégio Mayor de San Ildefonso

O melhor conjunto universitário do Renascimento europeu. A fundação da Universidade pelo Cardeal Cisneros em 1499 significou e o início de uma nova etapa social e cultural em Espanha. A famosa fachada do Colégio Mayor de San Ildefonso, construída por Francisco Gil de Hontañon entre os anos 1537 e 1553, é um esplendor de arte e beleza. No interior, destacam-se os grandiosos pátios universitários: o de Santo Tomás de Villanueva, o de Continuos, o de Filósofos, e o do Colégio de San Jerónimo.

Formam ainda parte deste soberbo conjunto a capela universitária de San Ildefonso – que conserva o sepulcro em mármore de Cisneros – e o famoso auditório em estilo mudéjar onde todos os anos é entregue o Prémio Cervantes de Literatura.


Dicas:

- Embarque na visita guiada à Universidade, que começa logo na explicação dos pormenores da fachada principal e que continua com inúmeras curiosidades pátio após pátio…
- Horários, preços e demais informações para preparar a sua visita em: www.turismoalcala.es e www.ayto-alcaladehenares.es.

0 comentários :